Noticias automotivas

Sessão que dá destaque a noticias atuais do mundo automotivo

É com enorme satisfação que posto  essa noticia:
 A Hyundai Motor Company, a maior montadora da Coréia do Sul, está apresentando seu último conceito sobre produtos, tecnologias e serviços para o mundo no Seul Motor Show. Nesse ano, o tema do  evento é "Evolução. Revolução Verde sobre Rodas".

A Hyundai lançou a sua mais recente criação de eco-friendly (amigo do meio ambiente), o conceito do veículoBlue2', o primeiro sedã da empresa com a tecnologia de veículo elétrico movido a célula de combustível (FCEV) alimentado por hidrogênio. A montadora também apresentou seu primeiro veículo híbrido a gasolina, o Sonata Hybrid, para seu mercado interno. Mais importante ainda, a Hyundai apresentou o seu novo slogan: New Thinking. New Possibilities”. Durante a exposição a montadora contará  com pontos para fornecer informações, diversão e tecnologia de ponta para os visitantes.

Blue²
A Hyundai Motor estreou mundialmente seu novo conceito de carro, o Blue²(codinome HND-6), um FCEV de tamanho médio que serve como modelo para futuros sedãs. O nome "Blue²"  é uma combinação da sub marca ecológica da Hyundai, a 'Blue Drive "e" o número 2' da H², o símbolo de gás hidrogênio.
Com o objetivo de ganhar liderança inicial do mercado FCEV, Blue2 é alimentado por uma célula de combustível do sistema elétrico, que fornece energia de uma pilha de 90kW (1.65kW / L) e economia de combustível de 34,9 km / ℓ. O Blue² tem um estilo esportivo e luxuoso, uma combinação futurista, de projetos fluidos, características “eco-friendly”. O Blue² está equipado com pneus de baixa resistência e rodas de liga, que são projetados para melhorar o desempenho aerodinâmico, enquanto o design interior do carro envolve um visual futurista usando novos materiais.
As palavras-chaves sobre o conceito da Hyundai para o design exterior são "Fluxo Intersectado", visando projetos inovadores e dinâmicos. As particularidades do veículo são visíveis através de imagens exclusivas e futuristicas no exterior do carro por meio de painéis externos com tela LED, que estão localizados na parte dianteira e traseira do carro. Blue² também possui um sistema de boas-vindas, que reconhece o motorista, enquanto um sistema abre a porta automaticamente para aumentar a conveniência do motorista. Os espelhos laterais convencionais foram substituídos por câmeras laterais e uma câmera de teto, oferecendo um ambiente de condução estado da arte.
Há um fluxo de projetos do exterior para o interior do veículo, com painéis e portas desenhados de forma assimétrica para otimizar a conveniência do motorista e agregar valor emocional. Os assentos mais largos permitem às pessoas entrarem e sairem do veículo com mais conforto.

No cluster e painel, a Hyundai combinou um avançado sistema transparente – Emissão de Luz Organica - Organic Light Emitting Diode monitor (TOLED) e ultra-leve, vidro temperado, chamado Gorilla Glass ®, proporcionando mais precisas e vívidas informação gráfica. O sistemainfotainment é operado por um sensor de movimento: sensor de movimento que respondem ao toque do motorista e os movimentos das mãos, respectivamente, dando aos motoristas uma experiência nova.

Blue² tem como objetivo satisfazer todos os sentidos dos futuros condutores, incluindo o ar que respiramos, pois um ionizador refresca o ar no interior do veículo, enquanto o couro genuíno antibacteriana com padrões em forma de folha, chamado de "eco-gráfico de perfuração", realça a aparência e sentimento eco-friendly.



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Toyota atinge marca de 3 milhões de híbridos vendidos no mundo

A Toyota vende atualmente 16 modelos de veículos híbridos em aproximadamente 80 países, incluindo três modelos de veículos comerciais no Japão. A meta até o final de 2012 é lançar 10 novos modelos híbridos, incluindo seis veículos totalmente novos e outros quatro modelos reestilizados
As vendas acumuladas de veículos híbridos da Toyota superaram as 3 milhões de unidades. Até o final de fevereiro de 2011, 3,03 milhões de unidades foram comercializadas no mundo inteiro.
Em agosto de 1997, a Toyota Motor Corporation desenvolveu no Japão a tecnologia "Coaster Hybrid EV" e, em dezembro do mesmo ano, lançou o Prius – o primeiro veículo híbrido do mundo produzido em larga escala. As vendas do modelo começaram em 2000, na América do Norte e Europa. Em seguida, em 2003, veio a segunda geração do Prius, juntamente com a expansão do sistema híbrido da Toyota para utilização em minivans, SUVs, sedãs e hatchbacks. O Prius de terceira geração chegou ao mercado em maio de 2009, e as vendas mundiais de híbridos da TMC superaram 2 milhões de unidades em agosto do mesmo ano.
Este ano, a Toyota continuou a expandir sua linha de veículos híbridos, com o lançamento do Lexus "CT 200h" – primeiro modelo híbrido no segmento de carros compactos Premium.

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JAC Motors chega oficialmente ao Brasil oferecendo 6 anos de garantia em seus modelos



Chega ao mercado nacional a mais nova integrante chinesa, a JAC Motors, que traz como novidades o J3 hatch e sedã. Eles chegam em versão única de acabamento com 6 anos de garantia sem limite de quilometragem e assistência 24 horas. Para permitir isso, 2 milhões de km foram percorridos em testes e isso resultou em 242 alterações sobre a versão vendida na China e isso incluiu substituição de peças genéricas por peças de fabricantes renomados. Além disso, todas as unidades embarcadas para o brasil são analizadas por profissionais da JAC do Brasil, em busca de irregularidades.
A meta da JAC é vender 35 mil carros em 2011, e para isso ela irá investir R$ 145 milhões em mídia, inclusa a contratação do apresentador Fausto Silva, para ser o garoto-propaganda da marca até o final de 2011. Segundo Habib a JAC não veio para ser mais uma opção de marca no país, mas sim para brigar com as 4 grandes marcas. O foco da marca está no público mais jovem, que não tem fidelidade a marcas.
O JAC J3 e o J3 Turin são equipados com o mesmo motor, um 1.4 (na verdade 1.33), com comando das válvulas de admissão variável, que gera 108 cv a 6.000 rpm e 14,1 kgfm a 4,500 rpm, mas à gasolina. A versão flex é prevista para meados de 2012. O câmbio é manual de 5 marchas. Vale destacar a suspensão traseira dual link, exclusividade no segmento, e que garante um melhor acerto de suspensão.
Em matéria de equipamentos, os modelos compartilham uma boa lista de ítens de série, que contém air bag duplo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS de 8ª. geração e EBD, ar condicionado, MP3 Player para CD e USB, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15", faróis de neblina, farois com regulagem elétrica e suspensão traseira independente. Os preços são R$ 37.900 (curiosamente, o preço de partida do Citroën C3) para o J3 e R$ 39.900 para a J3 Turin. O único opcional é a pintura metálica, por R$ 990 bancos em couro são oferecidos como acessórios pela rede, por cerca de R$ 1.200.
No pós venda a JAC promete ter revisões cerca de 10% inferiores aos concorrentes mais baratos, com preços unificados para todo o Brasil. Para fiscalizar a situação das unidades vendidas as revisões serão espaçadas em 5 mil km,  mas ainda assim, o gasto com as seis primeiras revisões (de 5 em 5 mil km) será de R$ 597,00, a mais barata do mercado. Até os 60 mil km o consumidor vai pagar R$ 1.575, o que também não é muito.
A partir do dia 18 deste mês, 50 concessionárias distribuidos em 28 cidades no Brasil receberão os modelos J3 (Hatch) e J3 Turim (Sedã). Preços ainda não divulgados.



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Estudantes criam veículo capaz de rodar 1000 quilômetros por litro
Um grupo de estudantes da Université Laval construiu um dos carros mais eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível. Batizado de Alerion, o veículo possui apenas três rodas e faz aproximadamente 2564,8 mpg (milhas por galão), o equivalente a 1090,3 quilômetros por litro.
O carro é resultado de uma iniciativa da empresa Shell, que promove o Shell Eco-marathon, uma competição que desafia alunos a criar, construir e dirigir veículos que sejam mais eficientes no consumo de combustível do que aqueles presentes no mercado ou criados em edições anteriores do evento.
A estrutura do Alerion não é das mais confortáveis e a velocidade máxima do veículo é de apenas 24,14 km/h (15 mph), mas características como essas não são avaliadas no Shell Eco-marathon. O que os juízes da competição avaliam é o consumo de combustível e a originalidade da tecnologia envolvida.

O carro mais eficiente do mundo (Fonte da imagem: Shell)


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Scion FR-S Concept traz mais um pouco do esportivo FT-86


A Toyota parece estar confusa ou tem uma idéia muito boa em relação ao próximo cupê esportivo de tamanho compacto, já apelidado de Toyobaru. Desta vez, o nome terá que incluir o da Scion.

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No primeiro ensaio, de 2002, a VW apostou logo num conceito geral de carroceria leve e estreita para dois ocupantes, aerodinâmica superapurada (Cx de 0,159), rodas traseiras escondidas do vento e um minimotor (então de um cilindro e 300 cm3). Sete anos mais tarde, no Salão de Frankfurt, a tecnologia do L1 avançava para um motor híbrido diesel (de 800 cm3 combinado a um motor elétrico), continuava a "cortar" o ar (Cx 0,195) e mantinha os retrovisores por câmera e as rodas traseiras cobertas. O novo XL1 aproveita o mesmo conceito geral mas projeta-o para um futuro próximo e viável fora dos livros de ficção científica, conforme se percebe agora também pelo fato de os dois bancos estarem lado a lado (e não um atrás do outro, como nos protótipos anteriores), mesmo que o do passageiro esteja 22 cm recuado em relação ao do motorista.
O destaque do 1º Salão do Oriente Médio, realizado em janeiro no Qatar, é construído num chassi monocoque de plástico reforçado com fibra de carbono (CRFP), que pesa só 65 kg, um dos segredos para chegar ao total de 795 kg. Ainda assim, é quase o dobro dos dois protótipos anteriores, que ignoravam questões como segurança e não tinham motorização híbrida (portanto dois motores), o que sozinho explica quase um terço do peso do XL1.

Também fundamental para evitar o atrito do ar é o baixíssimo Cx (0,186), como resultado da carroceria mais estreita atrás, do aerofólio móvel posterior, da falta de grade do radiador (a entrada de ar está sob o para-choque e só abre para refrigerar o motor diesel quando necessário), da ausência de retrovisores externos, dos defletores de ar junto às caixas das rodas e da total cobertura das rodas traseiras

Curiosidade

Sabia que o XL1 é um híbrido plug-in? O termo indica que ele pode ser ligado na tomada para carregar a bateria. Em geral os híbridos não têm esse recurso, que acaba de chegar à nova geração do Toyota Prius. Híbridos como Ford Fusion, Mercedes S 400 e Porsche Cayenne, todos à venda no Brasil, só recarregam as baterias nas frenagens, convertendo a energia cinética em elétrica, como nos Kers da F-1.

A Volkswagen quer ser em 2018 a número 1 no mundo em vendas e engenharia. Para esta última, o XL1 é uma ótima vitrine. Seguro e bem construído, ele dá uma ideia de como será o carro de série à venda a partir de 2013.




Ficha técnica
Motor: 2 cilindros a diesel traseiro, injeção direta
Cilindrada: 800 cm3
Potência: combustão: 48 cv / elétrico: 27 cv
Torque: combustão: 12,2 mkgf / elétrico: 10,2 mkgf
Câmbio: automatizado de 7 marchas e dupla embreagem; tração traseira
Dimensões: comprimento, 389 cm; largura, 167 cm; altura, 116 cm; entre-eixos, 223 cm
Peso: 795 kg
Porta-malas/caçamba: 100 litros
Tanque: 10 litros
Suspensão dianteira: independente de duplos triângulos sobrepostos
Suspensão traseira: eixo rígido
Freios: discos de cerâmica nas 4 rodas
Direção: elétrica
Pneus: 115/80 R15 na frente, 145/55 R16 atrás
0 a 100 km/h: 11,9 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h


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Mercedes-Benz C63 AMG Coupe

O reinado do BMW M3 pode estar com os dias contados. A chegada do C63 Coupe AMG coloca a Mercedes-Benz de vez na briga contra seu arquirrival da Baviera e certamente deixará em dúvida quem procura um cupê esportivo de alto luxo.
Assim como os C63 AMG nas versões sedã e perua, o cupê é equipado com o motor 6.3 V8, que entrega 451 cv e torque máximo de 61,18 mkgf. Com dupla embreagem, a transmissão de sete velocidades que equipa o esportivo garante trocas de marcha rápidas e precisas.



O desempenho também é digno de aplausos. Segundo a Mercedes, o C63 AMG Coupe acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (mesmo tempo do C63 sedã) e chega aos 250 km/h. Como acontece com alguns modelos que levam a assinatura da AMG, o cupê pode ser equipado com o kit AMG Performance Package, que eleva a potência para 487 cv. A cavalaria adicional faz o tempo de aceleração cair para 4,4 segundos.

O lançamento do C63 AMG Coupe será marcado pela oferta da série limitada "Edition 1", que conta com bancos esportivos e revestimento exclusivo, com direito a couro negro e costuras especiais. O visual mereceu atenção especial por parte da equipe de design da Mercedes-Benz. Além dos para-choques diferenciados, as rodas de liga leve negras e o teto é tingido de preto.

Na Alemanha, o C63 AMG Coupe custará 72.590 euros, enquanto que a série limitada Edition 1 custará 77.231 euros. O pacote opcional Performance Package pode equipar o carro por mais 7.116 euros. O carro chega aos Estados Unidos em setembro de 2011, quando será revelado no Salão de Nova Iorque. Ainda não há data de chegada do bólido no mercado brasileiro.

NA SESSÃO ESPORTIVA VOCÊ PODERA  VER O VIDEO DESSA MERCEDES

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Dodge revela Avenger R/T 2012
Sedã esportivo será mostrado em Nova Iorque
A Dodge  apresentou os primeiros detalhes oficiais do Avenger R/T, uma das atrações da marca no Salão de Nova Iorque.
A versão esportiva foi concebida para os clientes mais jovens da Dodge e se diferencia por vários detalhes. O Avenger R/T conta com grade na cor da carroceria, novas lanternas e rodas de liga leve de 18 polegadas. Por dentro, os bancos esportivos são revestidos em couro e tecido e o painel de instrumentos foi redesenhado, com o conta-giros em posição central.


O motor que impulsiona o Avenger é um 3.6 V6, que entrega 287 cv e torque máximo de 35,89 mkgf. A suspensão foi recalibrada priorizando uma condução mais esportiva, as molas são mais rígidas e a barra estabilizadora traseira foi trocada por uma peça ainda maior. Para agradar o cliente norte-americano, o sedã é equipado exclusivamente com transmissão automática de seis velocidades.



Ferrari projeta vender 8 mil carros por ano
Marca italiana aposta em mercados emergentes
A Ferrari tem planos ambiciosos para o futuro e anunciou que pretende atingir a marca de oito mil unidades vendidas por ano, a partir de 2012.
“Uma boa parte deste volume depende dos resultados na Índia, América Latina e China, que são mercados com grande potencial de crescimento nas vendas”, declarou o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport.
Entre os locais citados pelo executivo, a “menina dos olhos” da marca italiana é, sem dúvida, a China, que deve encerrar o ano de 2011 como terceiro maior mercado da montadora no mundo.
As previsões da marca apontam entre 6.800 e 7.000 veículos vendidos para 2011, sendo que 500 deles devem ser emplacados no mercado chinês, ante 300 carros comercializados por lá em 2010.
Apesar da possibilidade de crescimento na China, a projeção da Ferrari é classificada como bastante ambiciosa pela imprensa especializada. No Japão, por exemplo, a Ferrari vende 400 unidades por ano, volume este que deve despencar por conta dos efeitos do terremoto e do tsunami que atingiram o arquipélago asiático. Outra incerteza diz respeito ao futuro da própria China, já que não se sabe até quando os altos níveis de crescimento econômico do país vão se manter.

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Volvo S60 e XC60 R-Design ganham mais potência
Versões esportivas vão receber aumento de 25 cv

A Volvo anunciou que as versões S60 R-Design e XC60 R-Design vão ganhar mais potência na linha 2012.
A montadora pretende realizar modificações no motor 3.0 com seis cilindros em linha e turbocompressor que equipa os carros. Com as alterações, o propulsor passará a entregar 330 cv e torque máximo de 48,84 mkgf – um incremento de 25 cv e 3,97 mkgf em relação aos modelos anteriores.
Atualmente, a Volvo oferece a linha R-Design no crossover XC60 e no hatchback C30. Ambos os modelos foram apresentados no país na última edição do Salão do Automóvel, realizada no fim de 2010.

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Porsche aprimora versões do Cayenne
Melhorias incluem mais potência e alterações mecânicas
A Porsche anunciou a realização de mudanças mecânicas nos modelos Cayenne Diesel, Cayenne S Hybrid e Cayenne Turbo. O Cayenne Diesel, que é equipado com um motor 3.0 V6, passa a ter 245 cv. A cavalaria extra melhorou os resultados de aceleração de 0 a 100 km/h (7,6 segundos, ou dois milésimos de segundo a menos que o modelo anterior) e velocidade máxima (220 km/h, ou 2 km/h a mais).
No caso do Cayenne Turbo, a oferta de um novo pacote eleva a potência para 547 cv (ante 500 cv da versão anterior). O desempenho também evoluiu: o SUV passa a acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos (0,1 segundo mais rápido) e atinge a velocidade final de 281 km/h


Por fim, o Cayenne S Hybrid sofreu mudanças na central eletrônica que permitem guiar o carro em modo 100% elétrico mesmo em temperaturas mais baixas. Anteriormente, o utilitário esportivo só podia ser conduzido com eletricidade após o veículo atingir uma temperatura considerada como ideal para o funcionamento.
As outras modificações promovidas pela Porsche na linha Cayenne incluem melhorias no sistema de refrigeração dos freios, novos apliques de aço escovado e fibra de carbono no acabamento interno e novas opções de revestimentos de bancos.

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Substituir velas de ignição por laser?

No primeiro dia de maio pesquisadores da Romênia e Japão irão apresentar um trabalho onde afirmam poder substituir as velas para a ignição de combustíveis no motor por lasers. Essa apresentação será realizada na conferencia em Baltimore, Maryland, Estados Unidos.

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Carro movido a hidrogênio pode funcionar com urina


Gerardine Botte, professora de química e engenharia biomolecular da Universidade de Ohio, nos EUA, desenvolveu um trabalho onde descobriu a possibilidade de se obter hidrogênio a partir de urina.
Segundo ela, o processo requer uma carga menor de energia elétrica no processo de eletrólise, a fim de extrair o hidrogênio e descartar água. Com isso, a obtenção do combustível ecológico seria de maneira geral mais limpa e menos custosa, já que aproveitaria dejetos humanos, reciclando o meio ambiente.
Para Botte, um carro como o Honda Clarity, por exemplo, pode fazer média de 40 km/litro caso funciona com células de combustível utilizando urina. Ela também diz que um escritório com 300 funcionários pode fazer funcionar todo o sistema de climatização sem precisar de energia elétrica externa.
Agora imagine o potencial da utilização de urina para geração de energia elétrica em locais com grande movimentação de pessoas, como estações de trem ou ônibus, aeroportos, shoppings, entre outros

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Renault planeja pequeno crossover que será como
“Evoque menor”

A Renault mostrou um crossover compacto em forma de carro conceito no ano passado, o Captur Concept. Pois bem, este conceito dará vida a dois modelos de produção, segundo fontes da Renault informaram a Autocar

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Salão de Nova York 2011

O evento da América do Norte do setor automobilístico vem para mostrar as novidades no mercado para 2012.


Ford Taurus

Leve facelift dá fôlego novo para o sedã na briga pelo topo no mercado norte-americano


O Taurus deixou de ser importado para o Brasil há vários anos, mas nos Estados Unidos ainda é um sucesso de vendas. Em Nova York, a Ford apresenta uma leve reestilização do modelo lançado em 2010, para mantê-lo atualizado diante da concorrência.

As mudanças visuais englobam novo capô, nova grade frontal, faróis redesenhados e lanternas com LEDs. A versão esportiva SHO se diferencia pela grade pintada de preto, faróis de xenon, spoiler traseiro e rodas de liga leve de 19 polegadas com desenho exclusivo.

Internamente, a cabine ganhou materiais de melhor qualidade e plásticos mais agradáveis ao toque. A lista de opcionais cresceu e inclui itens como volante com aquecimento, bancos dianteiros com massageadores e partida do motor sem a chave.

Sob o capô, a versão de entrada do Taurus tem o motor 3.5 V6 de 290 cv. A versão SHO, por sua vez, usa o motor 3.5 EcoBoost V6, que entrega 365 cv e torque máximo de 48,33 mkgf. O Taurus será vendido ainda em uma versão ecológica, com o propulsor 2.0 EcoBoost de quatro cilindros e 237 cv



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 Porsche Panamera Turbo S

A versão mais rápida do sedã é capaz de deixar muitos esportivos para trás



Se alguém ainda achava que o Panamera não era rápido o suficiente para ser um Porsche, o Panamera Turbo S é a resposta da marca de Stuttgart.

Equipado com o mesmo motor 4.8 V8 da versão Turbo, a novidade recebeu alterações na parte mecânica para render 550 cv e torque máximo de 71,38 mkgf. Segundo a Porsche, o aumento de potência foi obtido graças à adoção de novas turbinas de titânio e alumínio e ao remapeamento do sistema de controle do motor.

Com as mudanças, a versão Turbo S acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 306 km/h. O modelo conta com o Porsche Dynamic Chassis Control - que altera as configurações e ajustes do chassis visando um temperamento mais esportivo - e o pacote Sport Chrono.

As vendas do Panamera Turbo S iniciam em junho, ao preço sugerido de 167.076 euros na Alemanha. Por enquanto, não há previsão de chegada ao Brasil.





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