visitas a empresas e eventos

Automec 2011, Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços é o ponto de encontro do setor de reposição, líder da América Latina. Em um único local, o mercado de resposição automotiva, apresenta na AUTOMEC, inovações e soluções nas áreas de peças e sistemas, acessórios e tuning, reparação e manutenção, TI e gestão.
Abaixo estão fotos, catalógos técnicos  e explicações sobre algumas das marcas expositoras desse ano

Em 1939, Ole Bardahl fundava a Bardahl Manufactoring, em Seattle (EUA). Seu produto, o aditivo para óleo de motor, representaria uma verdadeira revolução na maneira de cuidar dos veículos em todo o mundo, tanto é que nos anos 1950, a marca Bardahl estava entre as mais conhecidas do planeta. No Brasil, os primeiros produtos chegaram em 1953, no Rio Grande do Sul. Mas foi apenas quatro anos depois, em 1957, que uma fábrica seria instalada em São Paulo, com o nome de Lubarsa (Lubrificantes Bardahl SA).
Tecnologia, qualidade, pioneirismo e empreendedorismo podem resumir a história de sucesso da Bardahl no Brasil e no mundo.Esta fábrica começou a abastecer todo o território nacional e, em pouco tempo, a marca Bardahl tornou-se, também no Brasil, sinônimo de aditivos. Com propagandas inteligentes e cativantes, como a Turminha Brava, dos anos 1950 a 1980, e a Motor Gang, na década de 1990, e o apoio ao desenvolvimento do automobilismo nacional e às grandes estrelas desse esporte, entre elas Emerson Fittipaldi, a Bardahl foi alimentando um hábito do consumidor brasileiro: cuidar de carros com Bardahl.
O desenvolvimento de produtos como o Maxoil Long Life, que introduziu no mercado nacional o conceito long life, e o Proal, primeiro aditivo para o etanol, fortaleceram a imagem da marca, conhecida pela qualidade dos produtos e pioneirismo das ações. Atualmente, a única fabricante licenciada para produzir Bardahl no Brasil é a Promax, empresa dos mesmos fundadores da Lubarsa. Além de uma extensa linha automotiva, que inclui produtos para veículos leves e pesados, a Promax conta com uma linha industrial, Maxlub, que inclui até os modernos lubrificantes atóxicos Kelube.
Stand da bardahl no evento

MAGNETI MARELLI
a Magneti Marelli  é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo e esta presente no brasil desde 1978.
Líder de mercado em sistemas de injeção eletrônica,amortecedores,iluminação,painéis de instrumento e escapamentos, atua também nos segmentos de telemática,navegadores GPS,camisas de cilindro,suspensa, pedaleiras e módulos e componentes plásticos.






Onde quer que a encontremos, a Philips é familiar para milhões de residências e prédios em todo o mundo, com sua marca de sete letras maiúsculas azuis instantaneamente reconhecida. Embora a empresa tenha evoluído e crescido em mais de cem anos, a identidade visual da marca Philips é baseada nos seus primeiros anos, no começo do século 20.
Nessa edição da Automec a Philips mostrou sua tecnologia em iluminação automotiva, com seus faróis LED.




Com 68 anos de existência, a Sabó, multinacional de origem brasileira, produz sistemas de vedação e condução para automóveis,caminhões, tratores e motocicletas


A DAYCO DO BRASIL, é a terceira empresa da Mark no Brasil, inicialmente produzindo mangueiras de ar-condicionado e agora montando um grande centro de distribuição em São Paulo, inicialmente só de correias, mas no futuro de todas os produtos Mark IV
A Tecalon foi comprada em 97 e a construção da Daytec foi logo em seguida
O início de operações do Centro de Distribuição da Dayco foi no início do ano 2000
A Mark IV também comprou a divisão de correias da Pirelli – ver no histórico
A Mark IV também produz da marca Lombardini Motores, produzindo propulsores para carros pequenos
Mark – fábricas, centros técnicos e centros de distribuição na Itália, Estados Unidos, Argentina e Brasil, Bélgica, Alemanha, Suécia, Inglaterra, Japão, Espanha, Singapura, Austrália, França, Canadá, no total são 36 instalações industriais em 14 países
MARK IV AUTOMOTIVE E MARK IV INDUSTRIAL
 Faturamento anual do setor automotivo: 1,2 bilhão de doláres
8.700 empregados
A Dayco é líder no mercado de reposição europeu em sistemas e componentes, tanto na Divisão de Correias para motores como na Divisão Condução de Fluidos (tubos e mangueiras).



A Dayco é fornecedora oficial dos componentes rígidos presentes no modelo abaixo




A KITA é sinônimo de excelente qualidade, robustez e tecnologia em equipamentos para os setores de serviço automotivo, agrícola, industrial, náutico, hobby e comercial.
Atuando em parceria com seus colaboradores, clientes distribuidores, fornecedores, representantes e assistentes técnicos que a mantém na liderança do mercado, a KITA fornece seus equipamentos produzidos em modernas instalações pela ENGRO, proporcionando aos seus usuários a satisfação e confiança de um produto aprovado por mais de 52 anos.
Nessa edição da Automec a Kita trouxe para o Brasil a mais nova tecnologia em veículos, são projetos off-road e anfibios, os quais destacam nas fotos a seguir 
Agradeço o engenheiro: Miguel Martyniuk Junior pela sua atenção, explicação e pelo software disponibilizado a mim sobre  o projeto dos off roads







A Fanavid foi fundada em 1963 com a oportunidade de desenvolver soluções em vidros de segurança para a indústria automotiva. Desde então, vem acompanhando a evolução desse mercado, destacando-se hoje principalmente por sua agilidade no desenvolvimento de novos produtos, e pela flexibilidade de sua produção, que lhe permite atender plenamente às necessidades geradas pela grande segmentação do mercado.
A Santa Marina Vitrage, empresa líder no fornecimento de vidros para a construção civil, teve suas operações incorporadas ao Grupo Mansur Farhat e consolidou a Fanavid no mercado da construção civil.
Uma empresa 100% nacional, comprometida com a qualidade, a melhoria constante, a flexibilidade nos processos de produção e a busca incessante por soluções em vidros de segurança para a construção civil e indústria automotiva. 
.



A Emeb é a maior fabricante de vulcanizadores para reparos em câmaras de ar e pneus,
balanceadoras de rodas e desmontadores de pneus do Brasil
Nessa edição da Automec , a Emeb expôs seu novo alinhador de direção computadorizado
a seguir apresento a imagem e o catálogo do produto







Buscando excelência em qualidade na produção de rolamentos, a NSK está presente nos cinco continentes, com escritórios de vendas em 27 países e 62 fábricas pelo mundo. Com mais 90 anos de experiência e presente na América,África, Ásia, Europa e Oceania, é a maior fabricante de rolamentos fixos de uma carreira de esferas da América Latina – mais de 50 milhões de unidades por ano.

A NSK também fabrica produtos para manutenção industrial, mecatrônicos, para movimentação linear e componentes automotivos, e oferece serviços exclusivos ao cliente, por meio de soluções inteligentes, como o NSK Service e o Programa Vida Máxima (PVM) , que promove significativa redução de custos, entre outras vantagens.




Valeo é um Grupo industrial independente, inteiramente focado na concepção,
produção e venda de componentes, sistemas integrados e módulos para a indústria
automotiva principalmente para a redução de emissão de CO2. 
Valeo está entre os primeiros fabricantes de autopeças mundiais.  O Grupo possui
110 plantas, 21 Centros de Pesquisa, 40 Centros de desenvolvimento, 10 plataformas
de distribuição e emprega 57.300 pessoas em 27 países.





A MAHLE fabrica pistões, anéis, bronzinas, buchas, bielas, componentes sinterizados, sistemas de trem de válvulas, filtros automotivos e industriais, além de componentes de motores.

Com seis fábricas instaladas no Brasil, nas cidades de Mogi Guaçu (SP), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Itajubá (MG), a empresa conta ainda com um Centro de Tecnologia em Jundiaí (SP) e um Centro de Distribuição, localizado em Limeira (SP), que atende todo o mercado de reposição nacional e do exterior, especialmente a América Latina, África e Oriente Médio.






A trajetória de sucesso do Grupo Continental teve início em 1871, em Hannover, Alemanha, com o início da produção de artefatos de borracha flexível e pneus maciços para carruagens e bicicletas. Dando seqüência à sua tradição de pioneirismo e de compromisso com as soluções mais avançadas tecnologicamente, em 1892 torna-se a primeira empresa alemã a produzir pneumáticos para bicicletas. Em 1921, a Continental uma vez mais foi pioneira no mercado alemão, ao lançar pneus com tecido têxtil, mais flexível, e ao produzir os primeiros pneus de grande diâmetro, para substituir os maciços, que até então eram utilizados pelos veículos comerciais
No final dos anos 70, a Continental torna-se multinacional, com a aquisição de uma série de empresas, entre as quais a alemã Techno-Chemie, uma das líderes na produção de mangueiras. Em 1998, adquiriu por US$ 1,93 bilhão a unidade de freios e chassis da norte-americana ITT, fornecedora das principais montadoras. Com a compra, o grupo passou a líder mundial no setor de freios e a ocupar o segundo lugar em sistemas de freio antitravamento (ABS) e servofreios.
Em 2006 foi adquirida a empresa Siemens VDO que fabrica produtos para conectividade (telemática, Integração MóvelTotal), instrumentação, mostradores, tacógrafos, além de atuar no segmento multimídia com rádios, produtos SW, entre outros.
Desta forma o Grupo Continental tem uma expressiva atuação mundial, empregando mais de 150 mil pessoas, e registrando no ano de 2007 um faturamento da ordem de 16 bilhões de euros. Está presente em 36 países com suas quase 200 fábricas, centros de P&D e pistas de teste que atuam nos segmento de pneus, correias, mangueiras, coxins e sistemas de freios automotivos. Apenas no Brasil são 10 unidades fabris em plena capacidade produtiva
A Divisão Pneus da Continental responde por 25% do faturamento total, sempre se destacando pelas avançadas soluções tecnológicas adotadas em seus produtos, que equipam originalmente os veículos das principais montadoras, como BMW, Ford, Mercedes-Benz, Porsche e VW/Audi.
Graças a uma estratégia empresarial marcada pela diversificação e pela sinergia, envolvendo a aquisição de importantes players no cenário mundial, o Grupo está presente nas mais diversas áreas ligadas à indústria automobilística, produzindo desde pneus até forrações internas e freios ABS, passando por mangueiras, lonas de freios e coxins.

AGRADECIMENTOS 
Agradeço a feira Automec 2011 pelo trabalho de reunir grandes,médias e pequenas empresas no 
ramo automobilístico.
A todas as marcas presentes e principalmente as marcas em destaque nessa página.
Agradeço ao engenheiro Miguel Martyniuk Junior da Kita , pelas suas
explicações e pelo software dado a mim
A revista mecânica 2000 pelo software e revista  dados a mim.



Mercedes-benz
 
No dia 05/08/2011, juntamente com alguns alunos fomos até a fábrica Mercedes-Benz para visita técnica.
Situada no estado de São Paulo, na cidade de São Bernado do Campo. Onde se fabrica apenas caminhões e chassis de ônibus, com qualidade e padrão alemão.
Na visita conhecemos diversos setores de fabricação , controle de qualidade, e conhecemos os diversos testes feitos para garantir a qualidade de seus veiculos. Foi uma visita monitorada e explicativa onde se era possivel questionar, assim não tendo dúvidas.
Abaixo, algumas fotos tiradas na fabrica da Mercedes-Benz

Eu em frente ao painel da Mercedes-Benz, situado na entrada principal

Sala de estar situado na recepção de um dos prédios

AGRADECIMENTOS
Agradeço ao professor coordenador Paulo Previtali  do curso de manutenção automotiva da Etec Martin Luther King pelo apoio a iniciativa, e pelas negociações com a Mercedes-Benz para agendar a visita.
À diretora da  Etec Martin Luther King por assinar o termo exigido para a visita
Ao aluno Daniel Carvalho por contratar o serviço de transporte que nos levou até as instalações da fabrica.
E o mais importante, agradeço a Mercedes-Benz que nos concedeu a oportunidade de conhecimento ao abrir suas portas para nós, futuros técnicos e futuros engenheiros.